27 mars 2013

OUVRAGE : L.M. Brás Bernardino, A Posição de Angola na Arquitetura de Paz e Segurança Africana. Análise da Função Estratégica das Forças Armadas Angolanas

Catherine MAIA

A presente obra, fruto de uma tese académica de doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa, constitui uma abordagem sobre o desempenho das Forças Armadas de Angola na estabilização e desenvolvimento daquele país. Mas o seu conteúdo materializa um instrumento para uma melhor compreensão daquela instituição nacional angolana e das suas realidades para as Forças Armadas portuguesas, facilitando o desenvolvimento da Cooperação Técnico-Militar, incluindo no quadro da CPLP. Esta é uma obra de grande atualidade e interesse para os que olham a CTM e a CPLP, como instrumentos estratégicos para a afirmação da lusofonia.



A Posição de Angola na Arquitetura de Paz e Segurança Africana - Análise da Função Estratégica das Forças Armadas Angolanas

Luís Manuel BRÁS BERNARDINO, A Posição de Angola na Arquitetura de Paz e Segurança Africana. Análise da Função Estratégica das Forças Armadas Angolanas, Coimbra, Almedina, 2013 (964 pp.)


Luís Manuel Brás Bernardino : Major de Infantaria das Forças Armadas Portuguesas com o Curso de Estado-Maior. Detêm uma Pós-Graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, é Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa e Doutorado em História dos Factos Sociais na especialidade de Relações Internacionais pela mesma Universidade. Participa regularmente em seminários nacionais e internacionais e publica regularmente artigos em revistas da especialidade. É membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa e pertençe à Direcção da Revista Militar. Investigador doutorado no Observatório Político, no Centro de Estudos Africano e Brasileiros (CEAB) do ISCSP e no Centro de Estudos Africanos (CEA) do ISCTE-IUL. É sócio correspondente do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA), Investigador associado na Universidade Lusíada de Angola e membro da International Political Science Association.



Aucun commentaire :

Enregistrer un commentaire