A Carta da Organização das Nações Unidas é, certamente, peça essencial para a compreensão da actual dinâmica das relações internacionais. A construção de uma interpretação regional desse instrumento se torna, dessa forma, uma tarefa obrigatória e ao mesmo tempo desafiadora para diplomatas, professores, e estudantes.
A partir de uma abordagem multidisciplinar, baseada no referencial teórico tanto do Direito quanto das Relações Internacionais, essa obra conta com a contribuição de renomados profissionais de todo o país. Por meio de uma análise artigo por artigo da Carta das Nações Unidas busca-se redimensionar o debate acerca do papel da ONU e da inserção brasileira no quadro das relações internacionais.
Prefácio de Sérgio de Queiroz Duarte, Embaixador e Subsecretário Geral das Nações Unidas (resumo) : Nenhum tratado no campo das relações internacionais é mais completo e abrangente do que a Carta das Nações Unidas e nenhum outro reúne toda a comunidade internacional em torno de princípios e objetivos que gozam do consenso geral, com os quais todas as nações estão juridicamente comprometidas.
(...) A análise e estudo da Carta das Nações Unidas por uma nova geração de juristas brasileiros, que esta obra propicia e estimula, terá sem dúvida importante influência na formulação e definição dos instrumentos de Direito Internacional que disciplinarão esse mundo em um futuro que já está muito próximo.

Leonardo Nemer CALDEIRA BRANT, Comentário à carta das Nações Unidas, Belo Horizonte, CEDIN, 2008.
Aucun commentaire :
Enregistrer un commentaire